Atualmente, notam-se as mudanças em várias ordens registradas na sociedade em geral. E esta realidade contribui com transformações no âmbito educacional, conduzindo as instituições educativas e, consequentemente, o professor a mudarem seus objetivos, metas e maneira de trabalhar, ou seja, suas práticas. Através dessas transformações, os acessos às novas tecnologias da informação e comunicação se tornaram imprescindíveis, sendo necessária, assim, uma reformulação nos conteúdos e nas práticas pedagógicas utilizados nas Instituições de Ensino.
Diante destes avanços tecnológicos, não se pode ignorar ou resistir às mudanças e transformações sociais que influenciam gradativamente a sociedade e consequentemente a educação. Assim, as dificuldades de inserir as mídias em sala de aula vêm sendo discutidas, visto que percebendo esta relevante tarefa de inserção midiática nas práticas educativas, o tema abordado retrata a evolução tecnológica e sua importância na comunicação, tendo como centro as mídias no contexto escolar e o quão as mesmas podem contribuir para o processo cognitivo dos discentes.
Este trabalho intitulado “Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras” tem como objetivo averiguar as questões tecnológicas e de que maneira os profissionais da educação podem incluir nos currículos das Instituições escolares e nas práticas pedagógicas os mecanismos necessários para a utilização dos recursos midiáticos em sala de aula, para contribuírem e tornar as aprendizagens significativas, interessantes e coerentes com a vida social dos seus alunos.
O mesmo está dividido em dois capítulos, da qual o primeiro retrata o que são as mídias, suas funções e implicações na atual sociedade e sua contribuição no contexto escolar e educacional, colocando a relevância da mesma hoje em dia, na vida dos seres humanos. Já o segundo capítulo enfatiza o uso das mídias na gestão pedagógica, o processo de ensino e aprendizagem, a prática educativa e a importância de formações para os docentes e do uso de projetos na inserção midiática nas salas de aula. Neste contexto globalizado, eis um grande desafio ao professor, em quebrar as barreiras de sua formação e tentar superar as dificuldades da inserção das mídias na sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário